Como funciona a assembleia em um consórcio?
Blog 0

Como funciona a assembleia em um consórcio?

Ser contemplado e poder realizar o sonho de comprar um bem ou um serviço é um dos momentos mais esperados por qualquer pessoa e, exatamente por isso, a assembleia em um consórcio é um evento importante e muito esperado pelos consorciados.

O motivo é que são nessas reuniões que acontecem os sorteios e também é anunciado o lance vencedor que vai levar a carta de crédito. É importante que qualquer pessoa que queira fazer um consórcio saiba como funcionam as assembleias.

Abaixo vamos explicar tudo que você precisa saber sobre esse evento e também falar sobre a diferença entre a assembleia geral extraordinária e a ordinária. Continue lendo!

O que é a assembleia em um consórcio?

Ao fechar um plano de consórcio, você passa a fazer parte de um grupo que possui os mesmos interesses que você.

E para que todos os participantes possam acompanhar o andamento do seu grupo e ficar por dentro dos sorteios e lances, as administradoras realizam uma reunião mensal que é chamada de assembleia em um consórcio.

A primeira assembleia em um grupo de consórcio acontece quando o número mínimo de adesões determinado pela administradora é atingido.

Feita a primeira, depois as assembleias acontecerão todos os meses, o dia e a data são definidos pela administradora e sempre comunicados para todos os consorciados que quiserem participar.

O sorteio

Durante a assembleia, acontecem os sorteios que vão definir o contemplado que terá direito a carta de crédito naquele mês.

A apuração dos sorteios tem como base o procedimento da Loteria Federal, a partir de fórmulas matemáticas definidas por cada Administradora.

O sorteio é o meio em que todos os consorciados tem a mesma chance de ser contemplado, pode ter mais de um sorteado no mesmo mês, depende das regras de cada administradora. Vale lembrar que só quem está com as parcelas em dia pode participar do sorteio.

O lance

É na assembleia em um consórcio que se conhece também o lance vencedor, outra forma de ser contemplado antes do final do grupo.

Eles funcionam como um leilão em que várias ofertas são feitas pelos consorciados e o maior valor leva a carta de crédito. O valor do lance, quando vencedor, funciona como um adiantamento de mensalidades futuras.

garantia_29_08_corpo-assembleia-em-um-consorcio

Como e quando são realizadas as assembleias?

As reuniões de consorciados podem ser realizadas presencialmente, com data, local e horário estabelecidos pela administradora e comunicado a todo o grupo ou também transmitidas online.

É preciso verificar com a administradora antes de fechar um contrato. A opção online tem se tornado popular já que nem sempre todos do grupo podem estar presentes na data determinada.

Diferença entre assembleia geral extraordinária e a ordinária

Existem dois tipos de assembleia em um consórcio:

A assembleia geral ordinária que são os encontros comuns que acontecem mensalmente para a realização dos sorteios e também dos lances. Nela, além da contemplação, a administradora também pode passar informações gerais sobre o andamento do grupo, por isso, é importante que todo consorciado acompanhe esses encontros.

Já a assembleia geral extraordinária acontece quando informações mais urgentes precisam ser passadas aos participantes fora da data da assembleia geral ordinária. Pode ser, por exemplo, uma mudança nas regras do grupo.

Entender como funciona e acompanhar a assembleia em um consórcio é importante para quem quer se dar bem. Pois é possível saber quais foram os últimos lances vencedores antes de ofertar o seu e também estar por dentro do progresso do seu grupo.

Se você ficou com alguma dúvida ou quer conhecer opções de planos? Então acesse o site do Consórcio Nacional Creditcon!